Na década de 1950, durante o governo de Fulgêncio Batista, a estrutura social e econômica do país era comandada por uma reduzida elite latifundiária, submissa aos interesses norte-americanos. A economia do país baseava-se principalmente na produção de açúcar e de tabaco, exportados em grande parte para os EUA. Além disso, havia o turismo, que rendia grandes lucros ao país, e os cassinos, administrados por mafiosos cubanos e norte-americanos.
A ARTICULAÇÃO DO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO
Muitas pessoas expressavam a insatisfação com o governo de Batista. Entre elas, destacou-se a figura de Fidel Castro, advogado que se empenhou em denunciar os abusos do governo e a situação do povo cubano.
Após passar um tempo na prisão devida a tentativa de tomada de um quartel em 1953, Fidel planejou e executou o desembarque de revolucionários em Santiago de Cuba, no final de 1956. Entre os rebeldes, desembarcaram seu irmão Raúl Castro, Ernesto Che Guevara e Camilo Cienfuegos.
A partir de então, na região montanhosa de Sierra Maestra, o movimento revolucionário se organizou e cresceu, contando com a adesão dos camponeses, a quem ensinaram táticas de guerrilha na mata. Além disso, os revolucionários desenvolveram um trabalho de sanitarização, alfabetização e ajuda médica para a população local.
CUBA: UM PAÍS SOCIALISTA
Apesar de mais numeroso, o exército de Fulgêncio Batista não conseguiu conter os guerrilhos de Sierra Maestra que, com o apoio da população, tomaram Havana, a capital cubana, em 1° de janeiro de 1959.
Ao assumir o poder, os revolucionários puseram em prática várias medidas de grande impacto, como a reforma agrária e a estatização de empresas e de bancos. Em abril de 1961, Fidel Castro declarou a implantação de um regime socialista em Cuba.
Prejudicados pelas mudanças, propietários rurais e donos de usinas de Cuba bucaram apoio dos EUA e passaram a financiar hostilidades contra o novo governo. Em 1962, o governo norte-americano e o de outros países da América decretaram um bloqueio econômico a Cuba, sob a alegação de que o regime revolucionário cubano interferia na ordem dos outros países americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário