sábado, 13 de agosto de 2011

A Guerra do Vietnã

                                  A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DA INDOCHINA
  Situada no Sudeste Asiático, a Indochina foi uma colônia francesa desde o final do século XIX. Depois da Segunda Guerra Mundial, no entanto, ganhou força um movimento pela independência, comandado pelo líder comunista Ho Chi Minh. Após anos de lutas, em 1954 os franceses foram derrotados e abandoram a Indochina. Nesse mesmo ano, na Conferência de Genebra, a Indochina foi dividida em quatro países: o Laos; o Camboja; o Vietnã do Norte, governado pelos comunistas; e o Vietnã do Sul, que adotou o sistema capitalista e contava com o apoio dos EUA.
  A divisão do Vietnã em dois países causava grande insatisfação popular, porém as manifestações em favor da unificação eram reprimidas com violência pelo governo do Vietnã do Sul. Teve início, então, uma luta pela unificação do Vietnã, movida pelos vietcongs, nome dado aos revolucionários comunistas, tanto do Norte como do Sul, que eram liderados por Ho Chi Minh.

EUA x VIETNÃ
  O governo dos EUA, por sua vez, temia que o Vietnã fosse unificado sob um regime comunista, ampliando assim a área de influência da União Soviética. Por isso, os EUA envolveram-se diretamente no conflito, enviando mais de 500 mil soldados norte-americanos para os campos de batalha no Vietnã, além de uma grande quantidade de armamentos.
  Os vietcongs, no entanto, conheciam muito bem a região onde viviam e levavam vantagens sobre os soldados norte-americanos nas guerrilhas travadas nas florestas. Diante da superioridade dos vietcongs, o governo dos EUA apelou para o uso de modernos equipamentos de guerras e armas químicas. Assim, milhões de litros herbicidas e desfolhantes foram jogados em solo vietnamita com o objetivo de desmatar as florestas e dificultar a guerrilha.
  Apesar da desigualdade bélica, os vietnamitas resistiram ao poderio militar norte-americano e, em 1975, tomaram Saigon, a capital do Vietnã do Sul. Nesse mesmo ano, o governo dos EUA ordenou a retirada das tropas norte-americanas do país e os lados Norte e Sul foram unificados, formando a República Socialista do Vietnã.

AS CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA
  Ao fim da guerra, cerca de um milhão de vietnamitas tinham morrido e havia milhares de pessoas feridas. As cidades estavam destruídas e as áreas rurais arrasadas por armas químicas, minas terrestres e bombas. O país teve que enfrentar grande dificuldades econômicas, que foram agravadas por um embargo econômico imposto pelos EUA que durou cerca de 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário